PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VIDA E OBRA DE SÃO JOÃO BOSCO



PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VIDA E OBRA DE SÃO JOÃO BOSCO
  1. Qual o nome completo de Dom Bosco?  Giovanni Melchior Bosco
  2. Dia do seu nascimento e lugar do seu nascimento? Dom Bosco nasceu em Castelnuovo, Itália em 16 de Agosto de 1815.
  3. Qual a data da morte de Dom Bosco? Morreu em 31 de Janeiro de 1888.
  4. Qual o nome dos pais de Dom Bosco? Francisco Luís e de Margarida Occhiena
  5. Qual o dia e ano que João Bosco foi batizado? Foi batizado no dia 17 de Agosto de 1815
  6. Em que ano Joãozinho vai a escola? Em 3 de Novembro de 1824 vai para a escola em Capriglio com padre Lacqua
  7. Diga alguma característica da mãe de Dom Bosco:  Sua mãe, que era analfabeta, mas rica de sabedoria cristã, com a palavra e com o exemplo animava-o no seu desejo de crescer virtuoso aos olhos de Deus e dos homens.
  8. Aos dois anos incompletos um fato muito significativo marcará para sempre a vida de Dom Bosco. Que fato foi este? A morte do pai
  9. Como chamavam-se os irmãos de Dom Bosco? António, filho do primeiro casamento de Francisco e José Luís
  10. Quem era o familiar que vivia com a família Bosco? A avó paterna Margarida Zucca
  11. O que fez Dom Bosco em sua vida? Foi camponês, estudante, aprendiz de vários ofícios, padre, educador Inteligente e dedicado, aprendeu ofícios de alfaiate, ferreiro, encadernador, tipógrafo e outros
  12. Qual foi um sonho que faz parte de sua vida? O sonho dos nove anos
  13. Como foi a interpretação do sonho, segundo a família de Joãozinho? José acha que ele será pastor de ovelhas ou caçador, António que será chefe de bandidos. Sua avó afirma que em sonhos não se deve acreditar. Perguntando a opinião de sua mãe, ela responde: -”Bem, filho, talvez você seja padre, algum dia!”
  14.   Recorda duas frases importantes do sonho dos nove anos: «Torna-te humilde, forte e robusto»; « Eu te darei a Mestre»
  15. Em que ano e lugar Dom Bosco entrou no seminário? Em Chieri, no dia e de Junho de 1841
  16. Qual programa de vida de Dom Bosco? «Quando crescer quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles".
  17. Qual o nome do sacerdote que exerceu grande influência na vida de Dom Bosco? Iniciou sua obra de educação de crianças, por influência de São José Cafasso.
  18.  O que mais impressionava Dom Bosco? O que mais chocava Dom Bosco eram as cadeias cheias de jovens. Essa realidade o impressionava tanto que decidiu impedir que meninos tão jovens acabassem na cadeia.
  19. Com quem Dom Bosco começou o Oratório? Em 1841, começou o Oratório com Bartolomeu Garelli, um oratório diferente dos outros. Em questão de meses, o oratório tinha 80 jovens.
  20. Em que ano Dom Bosco obteve a aprovação da sua sociedade de São Francisco de Sales (Congregação Salesiana) que se compõe de padres e irmãos?
  21. O que fez Dom Bosco no ano de 1854? Constituiu-se um grupo de jovens, que recebeu o nome de “salesianos”.
  22. Em que ano foi ordenado sacerdote?
  23. Quais eram as maiores preocupações de Dom Bosco? Os jovens e as classes populares, especialmente os camponeses.
  24. Por volta de 1872, tendo a certeza de que era a vontade de Deus que se ocupasse também das meninas. Recorde este fato? Em Mornese (Itália), com Maria Domingas Mazzarello, fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Surgiram assim as irmãs salesianas. 
  25. Como nasceu a Associação dos Cooperadores Salesianos, terceira instituição que se valeria do carisma de Dom Bosco? Dom Bosco compreendeu que a Congregação Salesiana devia ser como que o fermento animador de vasto movimento de fraternidade, em que homens e mulheres participariam de sua missão e espírito, cada um segundo o próprio estado de vida.
  26. O que são as Voluntárias de Dom Bosco? Uma instituição secular. Compõe-se de mulheres que professam os votos religiosos, mas permanecem com seus familiares e se entregam às mais diversas atividades pastorais, conforme as necessidades das igrejas locais. 
  27. O que se compreende por Ex-alunos/as salesianos? A educação é permanente. Educa-se a vida toda e por meio da própria vida. O movimento dos visa a manter os jovens unidos a seus educadores pela amizade, como Dom Bosco queria. Toda vez que o EX- aluno se compromete com alguma atividade evangelizadora, participa ativamente da Família Salesiana. O Movimento dos Ex-alunos está organizado em nível mundial e local.
  28. O termo “família” que lugar ocupa na tradição salesiana? na tradição salesiana para indicar, de forma genérica, a unidade de ideal e os laços de fraternidade que há entre os Salesianos, as Salesianas, os Cooperadores e as Voluntárias pertencem também à Família Salesiana, em sentido amplo, os Alunos, os Ex-alunos, bem como outras pessoas que, de diversos modos, se interessam pelas obras salesianas.
  29. Qual revista faz parte da história da congregação salesiana? O órgão oficial da Família Salesiana é o Boletim Salesiano, publicação bimestral, impresso nas Escolas Profissionais Salesianas
  30. Qual a herança deixada por Dom Bosco a todos seus filhos/as de todos os tempos? Dom Bosco deixou como herança o Sistema Preventivo, um método educativo que se baseia inteiramente na razão, na religião e na bondade.
  31. Qual foi a maior característica de Dom Bosco? O Oratório Festivo foi a obra mais característica de Dom Bosco. Funciona onde há comunidades salesianas. Os oratórios festivos, renovados segundo as exigências de tempo e lugar.
  32. Qual a finalidade do oratório? Têm a finalidade de entreter adolescentes e jovens particularmente nos domingos e feriados com esporte, música, teatro, excursões e outros divertimentos, dando-lhes também ocasião de participar de reuniões catequéticas e celebrações eucarísticas. 
  33. A fim de concretizar hoje sua missão, os salesianos têm em vista três metas. Quais são estas metas: - a opção pelos jovens e pelos pobres,
  34. - a atividade catequética, - a pastoral missionária.
  35.  Em que ano Dom Bosco começou com as escolas profissionais? Em 1853, Dom Bosco começou as escolas profissionais.
  36.  Dom Bosco tinha oficinas de alfaiate, encadernação, marcenaria, tipografia e mecânica, respostas às necessidades da época. Que grupo religioso surgiu nesta época para ajudar nas tarefas? Dom Bosco inventou um novo tipo de religioso: o coadjutor salesiano. 
  37.  Qual a figura materna presente no Oratório de Valdocco? Mamãe Margarida, mãe de Dom Bosco.
  38.  Como chama-se o Templo dedicado a Maria Auxiliadora e onde situa-se? Chama-se Basílica de Maria Auxiliadora, está localizado em Turim, Itália.
  39.  Porque Dom Bosco a construiu? Para manifestar seu amor e obediência a Nossa Senhora Auxiliadora
  40.  Quantas casas Dom Bosco fundou? Fundou 59 casas salesianas em 6 países e abriu as missões na América Latina. 
  41. Quando da morte de Dom Bosco quantas Escolas Profissionais existiam? Haviam 14 escolas profissionais espalhadas pela Itália, França, Espanha e Argentina.
  42.  O que eram as publicações «Leituras Católicas?» As Leituras Católicas era dirigida ao povo mais simples. Sobretudo, um modo evangélico de educar através da Razão, Religião e Carinho.
  43.  Qual a frase célebre de Dom Bosco, referente a Nossa Senhora Auxiliadora? «Foi Ela quem tudo fez»
  44.  Qual a última frase de Dom Bosco, na hora da morte? Amem-se como irmãos. Façam o bem a todos e o mal a ninguém. Digam a meus jovens que os espero no paraíso.
  45. Em que ano Dom Bosco foi beatificado e depois canonizado e por qual Papa? Foi beatificado em 1929 e canonizado no domingo de Páscoa por Pio XI em 1934. 
  46. Quem Dom Bosco considerava essencial na educação das jovens gerações? A devoção a Maria Auxiliadora
  47. Em que ano e lugar Dom Bosco fundou o primeiro oratório e qual o nome do mesmo? Em 1846 , em Valdocco, bairro de Turim, fundou o Oratório de São Francisco de Sales.
  48. Em que ano os primeiros missionários são enviados e para onde?  Em 1875 enviou a primeira turma de seus missionários para a América do Sul.
  49.  Quais foram as casas fundadas no Brasil por ondem de Dom Bosco? O Colégio Santa Rosa em Niterói, primeira casa salesiana do Brasil, e o Liceu Coração de Jesus em São Paulo.
  50. São João Paulo II definiu Dom Bosco com que titulo? Pai e amigo dos jovens.
  51.  Quais foram os países e continentes que Dom Bosco viveu? Embora tenha feito repercutir pelo mundo o seu carisma e o sistema preventivo de salesiano, que é baseado na Razão, na Religião e na Bondade, Dom Bosco permaneceu durante toda a sua vida em Turim, na Itália.
  52.  Diga algumas frases célebres de Dom Bosco em relação a juventude: "Basta que sejam jovens para que eu vos ame.", "Prometi a Deus que até meu último suspiro seria para os jovens.", "O que somos é presente de Deus; no que nos transformamos é o nosso presente a Ele", "Ganhai o coração dos jovens por meio do amor",  "A música dos jovens se escuta com o coração, não com os ouvidos."
  53. Qual a frase com a qual a Igreja refere-se a Dom Bosco? "Deus suscitou São João Bosco para dar à juventude um mestre e um pai".
  54. Qual o nome da famosa carta de Dom Bosco aos seus filhos. A Carta de Roma, de 1881.
  55. Qual a resposta de Dom Bosco ao Cardeal Tosti, , em Roma, numa manhã de 1858, referindo-se a educação: "Veja, Eminência, é impossível educar bem a juventude se não se lhe conquista a confiança".
  56. Quais os pilares da fé de Dom Bosco? Eucaristia, Devoção a Maria, e obediência ao Papa.
  57. Afinal, como fazia São João Bosco para cativar a juventude? Pretendia ele evitar todo e qualquer tipo de pecado, usando de grande vigilância, acompanhada de amorosa solicitude.
  58.  Qual o aluno mais famoso de Dom Bosco e qual a frase orientou sua vida? Domingos Sávio. «Antes morrer que pecar».
  59. Qual a importância da música na casa salesiana, segundo Dom Bosco? A música era um instrumento valioso, a ponto de ele dizer que uma casa sem música é como um corpo sem alma.
  60. O que pensava Dom Bosco em relação ao Sacramento da Eucaristia? Para ele, a Primeira Comunhão deveria ser feita o mais cedo possível: "Quando um menino sabe distinguir entre o pão comum e o Pão Eucarístico, quando se acha suficientemente instruído, não é preciso olhar para a idade".
  61. Sobre a devoção mariana o que disse Mamãe Margarida ao filho? "Se chegares a ser padre propaga sem cessar a devoção a Nossa Senhora".

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

RECORDANDO OS PENSAMENTOS DE DOM BOSCO

Perfil do catequista