Carta aos JOVENS!

Visitadoria "Rainha da Paz" Angola
CARTA aos JOVENS



Quero mesmo iniciar esta carta com as palavras de Dom Bosco, que faço minhas:

Aqui entre vós me sinto bem. Minha vida é mesmo estar convosco”.

Queridos e queridas JOVENS que caminham conosco, nas nossas escolas, comunidades paroquiais, grupos, associações, catequeses, pastoral juvenil, nos oratórios, nos acampamentos, nas celebrações, nos cursos, nas formações, nos retiros, nos táxis, nas peregrinações, nos encontros do dia-a-dia, no quotidiano, nas universidades, nos estudos de grupo,                                                                                                                                     

Faz tempo que eu quero escrever-lhes uma carta e ao iniciar este novo ano, que já está marcado pela realização do SÍNODO dos JOVENS, que vai marcar e já está marcando a nossa e a vossa história, quis mesmo escrevê-la e entregar ao maior número de jovens que caminham conosco.

Querido JOVEM, querida JOVEM

O nosso querido Papa Francisco vos tem escrito:
“Deus conta contigo por aquilo que és, não pelo que tens: a seus olhos, não vale mesmo nada a roupa que vestes ou o telemóvel que usas; não Lhe importa se andas na moda ou não, importas-Lhe tu. A seus olhos, tu vales; e o teu valor é único.”  

Os nossos bispos de Angola escreveram para vocês uma linda carta que todos devem ler e guardar, recordando as palavras de Jesus (a Zaqueu) que parecem ditas de propósito para nós hoje: «Desce depressa, pois hoje tenho de ficar em tua casa» (Lucas 19,5). Jesus dirige-te o mesmo convite: «Hoje tenho de ficar em tua casa». Tudo o que celebramos e aprendemos deve ser levado para casa, porque é lá que Jesus te quer encontrar a partir de agora. O Senhor mas deseja ir à tua casa, habitar a tua vida de cada dia: o estudo e os primeiros anos de trabalho, as amizades e os afetos, os projetos e os sonhos. Como Lhe agrada que tudo isto seja levado a Ele na oração! Como espera que, entre todos os contactos e os chat de cada dia, esteja em primeiro lugar o fio de ouro da oração! Como deseja que a sua Palavra fale a cada uma das tuas jornadas, que o SEU Evangelho se torne teu e seja o teu «navegador» nas estradas da vida!

Ao pedir para ir a tua casa, Jesus – como fez com Zaqueu – chama-te por nome. O teu nome é precioso para Ele. O nome de Zaqueu evocava, na linguagem da época, a recordação de Deus. Fiai-vos na recordação de Deus: a sua memória não é um «disco rígido» que grava e armazena todos os nossos dados, mas um coração terno e rico de compaixão, que se alegra em eliminar definitivamente todos os nossos vestígios de mal. Em silêncio, guardemos a recordação da presença de Deus e da sua Palavra, reavivemos em nós a voz de Jesus que nos chama por nome. Assim rezemos em silêncio, fazendo memória, agradecendo ao Senhor que nos encontra nas estradas. Recorda o canto: “Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás…”

Hoje, também connosco, Jesus quer caminhar e continuar a construir a sua Igreja, essa Igreja com fundamentos sólidos mas onde não faltam rachaduras e que tem necessidade continuamente de ser reparada, como no tempo de nossos grandes santos. Cante sempre: eu SOU IGREJA, tu ÉS IGREJA, SOMOS a Igreja do Senhor…

Leiam, por favor, mastiguem e guardem a proposta para tornar a sua vida JOVEM, cada vez mais rica e fértil a serviço do Reino de Deus, da Igreja, da sua casa, do seu grupo, da sua escola, do seu trabalho…

É certo, que, não nos sentimos como rochas, mas somente como pequenas pedras. Mas uma pequena nunca é inútil, pelo contrário, nas mãos de Jesus ela torna-se preciosa, porque ELE toma-a, olha-a com uma grande ternura, trabalha-a pelo seu Espírito e coloca-a no bom sítio, onde Ele a tinha pensado desde sempre, e onde ela pode ser útil a toda a construção. E todos nós, embora pequenos, nos tornamos “pedras vivas”, porque quando Jesus toma na mão a pedra, a faz sua, a faz viva, cheia de vida, cheia de vida pelo Espírito Santo, cheia de vida pelo seu amor, e é assim que temos um lugar e uma missão na Igreja. Ela é uma comunidade de vida, feita de tantas pedras, todas diferentes, que formam um único edifício, sob o sinal da fraternidade e da comunhão.

Anima-te sempre com as palavras do Papa: “não se renda às trevas”. O primeiro inimigo a combater não está fora de você, mas dentro. Portanto, não dê espaço aos pensamentos negativos; a luta que conduzimos aqui não é inútil: em nós palpita algo de absoluto. “Deus não desilude. Tudo nasce para florescer numa eterna primavera”, disse Francisco, que citou o diálogo entre o carvalho e a amendoeira. O carvalho pediu à amendoeira que falasse de Deus, e ela floresceu. São Paulo nos diz: 

“O amor tudo suporta”.                                                                                                                                                   E o Papa exortou: “Onde quer que estiver, construa! Se estiver no chão, levante-se! Se estiver sentado, coloque-se em caminho! Se o tédio o paralisa, realize obras de bem! Se estiver desmoralizado, peça que o Espírito Santo possa preencher o seu vazio.” Nunca desanime diante de uma pedra.                                                                                                            

O Pontífice prosseguiu convidando a atuar a paz em meio aos homens e a não ouvir a voz de quem espalha ódio e divisão. Por mais diferente que sejam, as pessoas foram criadas para viverem juntas: “ame os seres humanos. Cada criança que nasce é a promessa de uma vida que, mais uma vez, se demonstra mais forte do que a morte”. “Jesus nos entregou uma luz que brilha nas trevas: proteja-a. Esta única chama é a maior riqueza confiada à sua vida.” Canta sempre: deixa a LUZ do CÉU brilhar…

Outra exortação dirigida aos jovens é sonhar: “Sonhe, não tenha medo de sonhar, sonhe um mundo que ainda não se vê, mas que certamente chegará”. Os homens que cultivaram esperanças são também os que venceram a escravidão e promoveram melhores condições de vida sobre a terra.

Seja responsável por este mundo e pela vida de cada homem.” Toda injustiça contra um pobre é uma ferida aberta. A vida não acaba com a sua existência, neste mundo virão outras gerações.
Outro convite é pedir a Deus o dom da coragem. “O nosso inimigo mais terrível nada pode contra a fé. Se um dia o medo o tomar, pense simplesmente que Jesus vive em você. Tenha sempre a coragem da verdade”, lembrando-se porém que não é superior a ninguém, levando no coração os sofrimentos de toda criatura.

Cultive os ideais – aconselhou ainda o Papa –; viva por algo que supere o homem. Se errar, levante-se: nada é mais humano do que cometer erros. O Filho de Deus não veio para os saudáveis, mas para os doentes.                                                                                                                                                                                             “Deus é seu amigo. Aprenda com a maravilha, cultive o belo. Viva, ame, sonhe, acredite, seja feliz. E, com a graça de Deus, jamais se desespere.

Um grande abraço de quem muito vos ama e quer ver crescer: Ir. Graça (FMA)

Luanda, Janeiro  (mês de Laura Vicuña, de São Francisco de Sales, de D. Bosco) de 2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VIDA E OBRA DE SÃO JOÃO BOSCO

RECORDANDO OS PENSAMENTOS DE DOM BOSCO

Perfil do catequista