Encontro de Juniores

Realizou-se em Cacuaco de 6 a 8 de Agosto, o segundo encontro formativo de Juniores da Visitadoria Rainha da Paz.

As temáticas trabalhadas, escolhidas a partir do Projecto do Juniorado, foram as seguintes: o diálogo, o novo Directório para a Catequese e o Pacto Educativo Global. 

Estiveram presentes as sete juniores sempre acompanhadas pela provincial Ir Mª das Graças de Souza fma e pela Ir Isabel Mira fma, coordenadora do âmbito de Formação da Visitadoria Rainha da Paz.

O tema do diálogo foi dinamizado pela Ir Quintinha mssps, sob várias perspectivas. No primeiro dia reflectiu-se através de dinâmicas, conteúdos e partilha de experiências sobre a importância do valor do diálogo, os elementos necessários para que este aconteça, os conflitos e os dinamismos psicológicos que podem estar na origem dos mesmos, e terminou-s eu dia reflectindo sobre o diálogo à luz do seu modelo primordial: a Santíssima Trindade.

Na manhã do dia 7, deu-se continuidade ao tema do Diálogo mas abordando-o na linha intergeracional e intercultural.

Os desafios são muitos mas a riqueza que brota de um diálogo sincero que vai além dos obstáculos e não perde de vista a Santíssima Trindade é sem dúvida infinitamente maior!

Da parte da tarde do dia 7, a Ir Isabel Mira fma, trabalhou com as juniores o novo Directório para a Catequese. Após contextualizar o ‘nascimento’ desde novo directório, foi feita uma apresentação geral do mesmo sublinhando as principais novidades em relação ao anterior: o kerigma e a mistagogia como elemento constante em cada etapa da Catequese, bem como um capítulo dedicado ao mundo digital. Após esta apresentação as juniores trabalharam sobre os números do novo Directório que versam sobre a Escola Católica e o Ensino da Religião. 

No dia 8, da parte da tarde, a reflexão foi sobre o Pacto Educativo Global, partindo da Mensagem do Papa Francisco, na qual convida para este pacto, que ajuda a compreender o que é e o para quê deste Pacto, foi o tempo de olhar para a nossa realidade educativo pastoral e ver onde estamos nos compromissos que o Papa nos propõe.

Foram dias ricos de estudo, convívio, fraternidade e espiritualidade. O encontro terminou mas o caminho formativo não tem pausa. A nossa gratidão à comunidade São João Bosco de Cacuaco que tão fraternalmente nos acolheu e proporcionou um excelente ambiente para que o encontro decorresse da melhor maneira.

Ir Isabel Mira fma


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VIDA E OBRA DE SÃO JOÃO BOSCO

RECORDANDO OS PENSAMENTOS DE DOM BOSCO

Perfil do catequista