III Jornada Nacional da Juventude Católica

"Maria levantou-se e partiu apressadamente" Lc 1,39


Sob este lema, de 09-13 de Novembro 2022 realizou-se a III Jornada Nacional Juventude Católica, em Benguela Ombaka; com a presença de 1200 jovens peregrinos vindos das Dioceses de Angola e de São Tomé CEAST.


Os temas das Catequeses foram sobre: A juventude e a fé recebida por Dom Zeferino Zeca Martins arcebispo do Huambo; a Juventude e a fé celebrada por Dom Luzizila Kiala arcebispo de Malange; a Juventude e a fé testemunhada por Dom Gabriel Mbilingui arcebispo de Lubango, depois desta catequese foi apresentada o programa da JMJ 2023, que será em Lisboa.


Durante toda a Jornada algumas congregações estiveram presentes apresentando o seu carisma, nós FMA estivemos representada pela comunidade de Benguela que preparou com prontidão e beleza, junto com as aspirantes e vocacionadas, a tenda do nosso carisma salesiano.


As irmãs que acompanharam os jovens foram: Ir. Isabel Mira, Ir. Jaqueline, Ir. Maria Teresa Arabolaza e Ir. Idalina Mareco que reapresentou como assessora do MJS.


Na missa conclusiva, Dom José Manuel Imbamba, Presidente da CEAST, na sua homelia enfatizou:
"O Amor de Cristo nos reuniu. Ele da o sentido a nossa vida, a Ele a glória para sempre. É tempo de fazer um balanço neste final do tempo litúrgico. A liturgia nos lança ao tempo escatológico, são palavras que nos animam a viver a caridade, são um convite a olhar às coisas essenciais, a não vivermos na superficialidade e dar qualidade, com o próprio testemunho de vida". 


O que não passam são os valores espirituais, muitas vezes idolatramos as coisas materiais e passageiras, emergem consciências farisaicas que não apreciam o valor e a beleza dos outros.


Diante do mal uso da nossa liberdade, temos o desafio de mudar, não devemos -nos acanhar a apresentar Cristo. Gastemos o nosso tempo em elevar a nossa qualidade de vida.


"Jovens, fiquem com o essencial, com as coisas de Deus. Precisam saber dizer não, que requer coerência de vida. É preciso a Mística do trabalho, que requer coragem e talento".


Tudo depende da nossa conversão, da nossa atitude, das nossas utopias e sonhos. Sois uma riqueza singular como dizia São João Paulo II


OCUPAI E EVANGELIZAI OS ESPAÇOS ! Acreditai em Jesus Cristo! Ponhamos -nos a caminho como Maria! a semiar alegria, compromisso com a sociedade, da dignidade, da civilização do amor. Cristo vos envia!














Presença salesiana na feira vocacional 



No último dia um pequeno passeio no Porto de Lobito 






Comentários

Mensagens populares deste blogue

RECORDANDO OS PENSAMENTOS DE DOM BOSCO

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VIDA E OBRA DE SÃO JOÃO BOSCO

Perfil do catequista