III Jornada Nacional da Juventude Católica

"Maria levantou-se e partiu apressadamente" Lc 1,39


Sob este lema, de 09-13 de Novembro 2022 realizou-se a III Jornada Nacional Juventude Católica, em Benguela Ombaka; com a presença de 1200 jovens peregrinos vindos das Dioceses de Angola e de São Tomé CEAST.


Os temas das Catequeses foram sobre: A juventude e a fé recebida por Dom Zeferino Zeca Martins arcebispo do Huambo; a Juventude e a fé celebrada por Dom Luzizila Kiala arcebispo de Malange; a Juventude e a fé testemunhada por Dom Gabriel Mbilingui arcebispo de Lubango, depois desta catequese foi apresentada o programa da JMJ 2023, que será em Lisboa.


Durante toda a Jornada algumas congregações estiveram presentes apresentando o seu carisma, nós FMA estivemos representada pela comunidade de Benguela que preparou com prontidão e beleza, junto com as aspirantes e vocacionadas, a tenda do nosso carisma salesiano.


As irmãs que acompanharam os jovens foram: Ir. Isabel Mira, Ir. Jaqueline, Ir. Maria Teresa Arabolaza e Ir. Idalina Mareco que reapresentou como assessora do MJS.


Na missa conclusiva, Dom José Manuel Imbamba, Presidente da CEAST, na sua homelia enfatizou:
"O Amor de Cristo nos reuniu. Ele da o sentido a nossa vida, a Ele a glória para sempre. É tempo de fazer um balanço neste final do tempo litúrgico. A liturgia nos lança ao tempo escatológico, são palavras que nos animam a viver a caridade, são um convite a olhar às coisas essenciais, a não vivermos na superficialidade e dar qualidade, com o próprio testemunho de vida". 


O que não passam são os valores espirituais, muitas vezes idolatramos as coisas materiais e passageiras, emergem consciências farisaicas que não apreciam o valor e a beleza dos outros.


Diante do mal uso da nossa liberdade, temos o desafio de mudar, não devemos -nos acanhar a apresentar Cristo. Gastemos o nosso tempo em elevar a nossa qualidade de vida.


"Jovens, fiquem com o essencial, com as coisas de Deus. Precisam saber dizer não, que requer coerência de vida. É preciso a Mística do trabalho, que requer coragem e talento".


Tudo depende da nossa conversão, da nossa atitude, das nossas utopias e sonhos. Sois uma riqueza singular como dizia São João Paulo II


OCUPAI E EVANGELIZAI OS ESPAÇOS ! Acreditai em Jesus Cristo! Ponhamos -nos a caminho como Maria! a semiar alegria, compromisso com a sociedade, da dignidade, da civilização do amor. Cristo vos envia!














Presença salesiana na feira vocacional 



No último dia um pequeno passeio no Porto de Lobito 






Comentários

Mensagens populares deste blogue

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VIDA E OBRA DE SÃO JOÃO BOSCO

RECORDANDO OS PENSAMENTOS DE DOM BOSCO

Perfil do catequista