Caminho à conversão ecológica

 

Experiencias a partir do Plano Laudato Sí

    Partilhamos a vivência quaresmal do Complexo Escolar Dom Bosco – Cacuaco, preparando a Páscoa 2023, como Comunidade Educativa.

    Ao pensar a proposta para a Quaresma 2023 a Equipa Pastoral reflectiu que seria oportuno propor uma conversão integral realçando a conversão ecológica.

    Assim dinamizou-se o grupo ecológico Laudato Si para incentivar e acompanhar os colegas na separação do lixo, renovaram-se os recipientes para o lixo separado.

    Os momentos de acolhimento diário iam na linha ecológica procurando ajudar os alunos a sintonizarem os ouvidos do coração ao grito dos pobres e ao grito da Terra.

    Nas últimas semanas antes das provas trimestrais ofereceu-se aos alunos das 6ª às 9ª classes tardes de retiro ecológico.

    Os quatro retiros ecológicos que realizámos com os alunos constaram de dois momentos fortes: a visualização e reflexão sobre o filme “A Carta”, partilha e a vivencia da Via Sacra Ecológica.

    Foram tardes muito profundas onde os alunos sentiram-se tocados pelos testemunhos presentes no filme e sentiram que também podem e devem fazer algo para proteger a natureza e a vida humana.


    Já em plena Semana Santa foi a vez dos professores e colaboradores da acção educativa terem uma manhã de retiro ecológico, onde a partir da reflexão cada um foi convidado a fazer o seu exame de consciência ecológico e a escolher gestos concretos de mudança. A partilha foi muito rica. Acompanhou esta reflexão a Ir. Idalina Mareco, animadora Laudato Si.

    Agradecemos a Deus pela oportunidade que nos deu da vivência da conversão ecológica e esperamos que os frutos façam a diferença!



Ir. Isabel Mira, animadora Laudato Si

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VIDA E OBRA DE SÃO JOÃO BOSCO

RECORDANDO OS PENSAMENTOS DE DOM BOSCO

Perfil do catequista