A espiritualidade do catequista

O SER DO CATEQUISTA e O CULTIVO DA ESPIRITUALIDADE


Oito traços da Espiritualidade do Catequista

A espiritualidade do catequista é Trinitária, pois revela a comunidade divina, a Saníssima Trindade. Deus pai que nos ama com amor paterno e materno, Jesus que é o nosso irmão e salvador e o Espírito Santo que nos santifica e nos da força na caminhada. Nossa espiritualidade também deve ser comunitária. Deus é comunidade e age, actua, cria, santifica e salva como comunhão trinitária.

A espiritualidade do catequista é bíblica, como educadores na fé devemos escutar a Palavra de Deus e estar a serviço dela, como porta-voz da Boa Notícia que se manifesta nos acontecimentos. Estar no serviço profético em favor da palavra, e anuncia com firmeza que Cristo Ressuscitou.


A espiritualidade do catequista é eclesial, litúrgica  sendo catequista celebramos com a EKLESIA (Igreja, assembleia) o mistério de Jesus Cristo, participando das festas litúrgicas e vivenciado o que é celebrado em comunidade. A espiritualidade do catequista é orientado para a prática da comunhão. Faz parte da espiritualidade do catequista caminhar com a Igreja e com a comunidade. É importante caminhar seguindo as orientações e diretrizes da comunidade. Não se pode seguir um caminho próprio, desligado da ação pastoral da paróquia. A comunidade é o espaço apropriado para construir novas relações, baseadas no diálogo, na compreensão e na cooperação mútuas, no serviço desinteressado e na entrega de si mesmo pelo bem dos demais, a exemplo de Cristo.

A espiritualidade do catequista é missionária. O catequista animado do ardor missionário de Jesus, deverá ter um amor profundo pela Igreja. Sentir e amar com a Igreja para viver a comunhão eclesial, na vida nova em Cristo. Como diz o apóstolo Paulo: “já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim, a minha vida na carne eu a vivo na fé do Filho de Deus que me amou e se entregou por mim” (Gl 2, 20).

A espiritualidade do catequista é mariana vivendo a fé deve seguir o exemplo de Maria, realizando na humanidade do serviço e no acolhimento da palavra viva de Deus. Sendo catequista é imitando a Maria deve buscar, meditar, guardar no seu coração as experiências de vida com o olhar de fé, na intimidade com Jesus Cristo, para realizar o projeto de Deus, na comunidade e na sociedade.


A espiritualidade do catequista é vivencial, Deus se revela em nossa vida, através dos fatos e acontecimentos. A mensagem a ser transmitida vem acompanhada do testemunho de vida regada pela oração, coerência de vida, reflexão e no jeito de ser pessoal e comunitário.

A espiritualidade do catequista é libertadora, Ela parte do principio que Jesus veio para nos libertar de toda forma de pecado e opressão. Jesus mesmo nos apresenta o seu projeto. “ O espírito do Senhor está sobre mim. Ele me enviou para anunciar a boa notícia aos pobres, dar a liberdade aos presos, fazer com que os cegos vejam, restituir a liberdade aos oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor” (Lc 4,18-19)

A espiritualidade do catequista é ALEGRE ESPERANÇOSA. A presença de Deus na vida do catequista causa muita alegria e que é partilhada com toda a sua comunidade, levando esperança diante dos momentos de sofrimento e aparente derrota, assim como ânimo para perseverar na caminhada.


O ser catequista, a “vocação” do catequista exige uma formação profunda, pois para falar de Deus e de sua Palavra, é necessário ter intimidade com Ele, contato com sua Palavra viva e com a realidade em que vivemos e atuamos.

O cultivo da espiritualidade deve ser um processo permanente, provocando uma integração dinâmica entre Fé, Vida, Comunidade e Igreja. Os místicos e espirituais cristãos passavam a noite em oração, e assim alimentavam sua espiritualidade.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VIDA E OBRA DE SÃO JOÃO BOSCO

RECORDANDO OS PENSAMENTOS DE DOM BOSCO

Perfil do catequista