CONHECENDO ANGOLA 02



Coordenadas geográficas

A República de Angola situa-se na Costa Ocidental do continente africano na parte Austral.
 

Latitude – Norte –04°22`G /Sul-18°02`G.
Longitude – Leste –24°05`E.G / Oeste –11°41`E.G
 
Superfície: 1246700 km2
Costa Atlântica: 1.650 Km
Fronteiras Terrestres: 4.837 Km
Norte: República do Congo e República Democrática do Congo.
Leste: República Democrática do Congo e República da Zâmbia.
Sul: República da Namíbia.
Oeste: Oceano Atlântico.







Angola tem duas estações: a das chuvas, período mais quente que entre os meses de Setembro e Maio, e a do cacimbo. A do cacimbo ou seca é menos quente e vai de Maio a Setembro.

No entanto, da costa para o interior distinguem-se duas climáticas:

A região Litoral, com umidade relativa média anual de 30% e temperatura média superior aos 23°C, e a região interior, subdividida em Zona Norte, com elevada queda pluviométrica e temperaturas elevadas, zona de Altitude que abrange as regiões planálticas centrais com uma estação seca de temperaturas baixas e a Zona Sudoeste, semi-árida em conseqüência da proximidade do deserto do Namibe, extensão do deserto do Kalahari, sujeita a grandes massas de ar tropical continental.

A esta diversidade climática corresponde um potencial turístico representado por um patrimônio natural riquíssimo em flora e fauna diversificadas, permitindo todo tipo de atividades de lazer e aventuras.
 

Temperaturas Médias: 27°C máxima ,17°C mínimas



Angola apresenta cinco tipos de zonas naturais, a floresta úmida e densa como a de Maiombe que encerra as mais raras madeiras, as Savanas, normalmente associadas a matas como é o caso da Lunda, as Savanas secas com árvores ou arbustos, em Luanda, baixa de Cassanje e certasáreas da Lunda.

Depois existem ainda zonas de Estepe ao longo de uma faixa que tem o início a sul do Sumbe e, por fim, a Desértica que ocupa uma estreita faixa costeira no extremo sul do país, onde podemos encontrar no deserto do Namibe uma espécie única no mundo que tanto caracteriza este país a “welwitchia Mirabilis”.





Em Angola conhecem-se inúmeras espécies espalhadas pelas várias regiões. Na floresta do Maiombe habitam gorilas, chimpanzés e papagaios, nas zonas naturais mais úmidas do norte, centro, centro e leste, podemos observar o golungo, a palanca negra gigante, uma espécie única no mundo e em vias de extinção, a seixa, os elefantes. Já nas regiões mais secas aparecem a cabra de leque, o guelengue do deserto ou orix, o gnu, a impala, a chita, o búfalo, também o elefante, a zebra e a girafa. Animais mais ou menos comuns a todo o território são a hiena, a palanca vermelha, o leão, o leopardo e o hipopótamo.

Na fauna marítima existem igualmente uma enorme variedade de peixes e de mariscos que se encontram também nos rios e que, a par destes, podemos ver também crocodilos e jacarés.
Principais Rios

O principal rio de Angola é o Kwanza com 1000 Km de longitude, mas apenas 240 Km são navegáveis. De seguida, o Kubango com 975 Km, depois o Cunene com 800 Km e por fim, na lista dos quatro principais do país, o Zaire com 150 Km de longitude, sendo este ultimo, todo ele navegável.

Os rios angolanos oferecem oportunidades para a implementação de negócios de interesse turístico ou misto do tipo-comércio-turismo.

Recursos Minerais
Angola é um país eminentemente rico em recursos minerais. Estima-se que seu subsolo albergue 35 dos 45 mais importantes do comércio mundial entre os quais se destacam o petróleo, gás natural, diamantes, fosfatos, substancias betuminosas, ferro, cobre, magnésio, ouro e rochas ornamentais.




Breve Síntese Histórica

Origem Étnica: Maioritariamente Bantu
Chegada dos Portugueses: 1482 (Diogo Cão)
Origem política: 500 anos de colonização portuguesa(1482/1975)
Fundação da primeira Cidade (Luanda): 1605
Independência: 11 de Novembro de 1975 – 14 anos de luta de libertação Nacional(1961/1975)
Primeiro Governo: MPLA
Primeiro presidente: Agostinho Neto (1975-1979)
Tomada de posse de José Eduardo dos Santos: 21 de Setembro de 1979
Protocolo de Bicesse: 31 de Maio de 1991
Primeiras eleições livres: Setembro de 1992
Protocolo de Lusaka: 20 de Novembro de 1994
Tomada de posse de GURN: 11 de abril de 1997





Comentários

Mensagens populares deste blogue

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VIDA E OBRA DE SÃO JOÃO BOSCO

RECORDANDO OS PENSAMENTOS DE DOM BOSCO

Perfil do catequista