FMA e SDB participam do Retiro Anual/ Angola



Entre os dias 05 a 11 de Julho de 15, na casa de retiro das Irmãs de Mamã Muxima/Luanda/Angola, um grupo de 32 filhos e 
filhas de Dom Bosco reuniram-se para o Retiro Anual 
em torno do tema «Tenho que estar nas coisas do Pai»
 (Tenho que  estar aonde os jovens estão). 


Seguem-se alguns depoimentos em relação a experiência 






Visita de Dom FIlomeno - Arcebispo de Luanda




 Tempo de ação de graças
‘Primeiramente quero agradecer a Deus pela oportunidade que me deu de ter participado no primeiro grupo do retiro. Fazer retiro com as FMA foi uma experiência positiva, cheia de riqueza espiritual. Sinto que este encontro é verdadeiramente fruto do Bicentenário. Foi uma grande alegria conviver com as Irmãs ainda mais porque somos filhos e filhas do mesmo Pai e vivemos o mesmo Carisma «Da Mihi Animas Cetera Tolle». É a primeira vez que tive a oportunidade de me encontrar com um número elevado de Irmãs FMA, portanto é um dos motivos de minha alegria e gratidão. Eu sentia que estávamos muito distante um dos outros e tenha a esperança de que este retiro seja uma oportunidade para nos manter mais próximos. Acredito que este retiro veio para unificar-nos e corrigir algumas rupturas que tem existido entre nós. Como filhos e filhas do mesmo Pai poderíamos ser mais unidos e realizar muitas actividades da nossa missão, juntos. Este retiro veio renovar os nossos corações, e olhar o futuro da Congregação em conjunto’. (Manuel Tchiungulo Mário)





‘O meu muito obrigado e parabéns a equipa dos Superiores das duas faces da nossa Congregação SDB/FMA que nos proporcionaram esta experiência rica: de espírito e clima de família, de silêncio e de oração. Gostaria de sublinhar para além de muitos outros aspectos positivos a escolha do tema e do seu orador: simples e profundo. O lugar sereno e acolhedor, com todo o seu atendimento. Sugiro que cada tanto tal tipo de experiência seja novamente proposto. Faz muito bem a alma e ao sentido de comunhão salesiana’ (Pe. Alberto José)




‘A primeira experiência de retiro com SDB aconteceu no Quénia, quando foi orientado um retiro sobre Madre Mazzarello. Foi uma linda experiência! Estes dias foram uma oportunidade rica de estarmos juntos com os Salesianos, não trabalhando, não organizando um evento juvenil. Mas rezando, escutando a Palavra e reflectindo sobre o que Deus quer de nós, como Família Salesiana. Foi muito positivo. Sugiro que nos próximos os temas sejam partilhados e orientados entre FMA/SDB, bem como seja feita a experiência de Lectio Divina de alguns textos bíblicos’. 
(Ir. Maria Domaleska)



‘Foi uma experiência única que já aconteceu em toda a minha vida, estarmos juntas como Família Salesiana. Afinal todos procuram ser santos através da oração, do trabalho e da alegria de pertencer a esta grande família. Foi bom! Magnifico! Obrigada pela oportunidade, espero que se repita mais vezes. Dom Bosco teve ter gostado buê.’ (Ir. Erenita Gesser)



‘Foi uma boa experiência. Tanto pela substancialidade e preciosidade do material guia, a amabilidade dos que nos orientaram, como o encontro entre FMA/SDB que não gerou familiaridade, mas que concretizou aquele espírito de Família tão querida por Dom Bosco e atestado em tantos documentos. Talvez me seja difícil traduzir em palavras, nada foi tao valiosa que, depois de muito tempo, FMA/SDB num tom emocionante chamam Pai a Dom Bosco, e expressam de coração um para o outro: meu irmão e minha irmã; ou até mesmo brincarem. Haja mais Bicentenário para voltarmos a sentar-se a mesma mesa, longe das obrigações, de convites, sentar para partilhar a vida, o pão, a alegria e, porque não as tristezas, para reafirmar novamente: juntos continuamos a ser Dom Bosco vivo hoje para a juventude de hoje’ (Augusto Samuel)




QUE POSSAMOS FLORESCER....

‘O retiro anual juntos (FMA/SDB) foi para mim foi uma experiência bela e rica. Bela porque permitiu o reencontro e a partilha entre Irmãos e Irmãs que compartilham a mesma vida e a mesma missão juvenil. Rica porque fez-me tomar consciência da nossa identidade carismática como família salesiana: um só corpo para uma só missão (os jovens). Portanto penso que é nesta perspectiva que as novas gerações de SDB/FMA devemos ser formados não só a nível teórico mas também a nível pratico, vital. Agradeço a iniciativa e faço votos que a mesma se repita, pois, ela é necessária para nós. (Ir. Dionísio Kassindula Tchamueal).




NA BELEZA DA DIVERSIDADE - COMUNHÃO


‘Para mim foi o primeiro retiro vivido com as FMA/SDB. Foi um momento de união, fraternidade, partilha como nossos irmãos. Foi muito bom. O retiro foi um momento de revitalização e renovação dos compromissos assumidos perante o Senhor para continuar a estar a ocupar-me das coisas do Pai, que em Cristo me envia aos jovens como testemunha do ser amor preveniente, com um coração cheio de ternura’ (Ir. Maria da Conceição Sobral)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VIDA E OBRA DE SÃO JOÃO BOSCO

RECORDANDO OS PENSAMENTOS DE DOM BOSCO

Perfil do catequista