Notícias das noviças

 

Formação bíblica e catequética

De 22 de Agosto a 2 de Setembro de 2022, as noviças de  Abidjan, Costa do Marfin, Koumassi tivemos duas sessões de formação sobre a Bíblia e a catequese, orientadas pela Irmã Laleye Marguerite Fma. Pelo que, as sessões decorreram em duas semanas.

Na primeira semana aprofundamos a BÍBLIA, que  permitiu-nos a  circular melhor na Bíblia, ver as diferentes tradições bíblicas e também descobrir a linha da história da salvação que começa com o Antigo Testamento.

Esta sessão permitiu-nos compreender que entre todos os povos da terra Deus escolheu o povo judeu, especialmente Deus escolheu ABRAÃO e fez dele o Pai de todas as nações, e todas as pessoas que Deus escolheu depois de Abraão desempenharam um papel importante no cumprimento da promessa de Deus.

"Educamos evangelizando e evangelizamos educando" é a identidade das Filhas de Maria Auxiliadora, é com esta frase caracteristica de sua vocação na Igreja que as noviças  iniciamos a sessão de catequese na segunda semana. O objetivo desta sessão era fazer com que as noviças entendessem a acção catequética na Igreja, no seu Instituto e pudessem compreender o seu compromisso.

Em relação à Igreja, o catequista é a pessoa que transmite o mistério da salvação como mestre e mistagogo. Durante a sessão, a Irmã Margueritte pude mostrar alguns métodos de catequese, nomeadamente: respostas e perguntas, celebração e representação. O catequista tem o dever de escolher o melhor método para que os catecumenos entendam melhor a palavra de Deus. Além disso, a catequese para as  Filhas de Maria  Auxialiadora  é fundamental e essencial  como indica o último Capítulo Geral XXIV «somos catequistas por vocação» N.30.

            Entre outras, as sessões foram orientadas por tabalhos em grupos que permitiu-nos de aprofundar a leitura bíblica,  os documentos de catequese e a constituições das FMA. Nestes trabalhos de grupo compreendemos que DEUS  fez um caminho de amor com o seu povo e, como a história da Salvação de génese aos Profetas mostra a proximidade de Deus com o seu povo. Para o povo de Israel, a Torá (lei) é uma Palavra sagrada que receberam de Deus e que perpectua de geração em geração.  Contudo, as sessões foram benéficas para nós e com muita alegria e com o auxilio de Maria Auxiliadora terminamos a nossa formação.

                                                                                    A noviça Joana Panzo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VIDA E OBRA DE SÃO JOÃO BOSCO

RECORDANDO OS PENSAMENTOS DE DOM BOSCO

Perfil do catequista