Tempo da criação

Tempo de conversão ecológica, tempo de assumir com maior seriedade o nosso compromisso no cuidado da nossa CASA COMUM 


TEMPO DA CRIAÇÃO 2022

O Tempo da Criação é a celebração cristã anual para ouvir e atender juntos ao grito da Criação: a família ecumênica ao redor do mundo se une para rezar e proteger nossa casa comum, o Oikos de Deus. A “Celebração” deste Tempo começa em 1° de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e termina em 4 de outubro, Festa de São Francisco de Assis, o santo padroeiro da ecologia amado por muitas denominações cristãs. O tema deste ano é: Escute a voz da criação.

Durante a pandemia da COVID-19, muitos se familiarizaram com o conceito de ficarem silenciados em conversas. Muitas vozes são silenciadas no discurso público sobre as mudanças climáticas e a ética da manutenção da Terra.

          Estas são as vozes daqueles que sofrem os impactos da mudança climática. Estas são as vozes de pessoas que possuem sabedoria ancestral sobre como viver com gratidão dentro dos limites da terra. Estas são as vozes de uma diversidade cada vez menor de espécies para além da espécie humana. É a voz da Terra.

          O símbolo deste ano: a sarça ardente “Eu ouvi os seus clamores…Eu conheço seus sofrimentos… Vai, eu te envio! Eu os enviarei… eu estarei contigo.” (Ex 3: 1-12)

A sarça ardente é o símbolo do Tempo da Criação 2022. Hoje, a prevalência de incêndios não naturais é um sinal dos efeitos devastadores que as mudanças climáticas têm sobre os mais vulneráveis. A criação grita enquanto as florestas crepitam, os animais fogem e as pessoas são forçadas a migrar devido ao fogo da injustiça.

O fogo que chamou Moisés enquanto ele cuidava do rebanho no Monte Horeb, pelo contrário, não consumiu ou destruiu a sarça. Essa chama do Espírito revelou a presença de Deus. Esse fogo sagrado afirmou que Deus ouviu os gritos de todos os que sofreram, e prometeu estar conosco enquanto seguimos com fé até nossa libertação da injustiça.

          Neste Tempo da Criação, este símbolo do Espírito de Deus nos chama a ouvir a voz da criação.  Os indivíduos e comunidades são convidado a participar através de orações, projetos de sustentabilidade e mobilização:

Oração: Organize um momento de oração ecumênica que reúna todos os cristãos para cuidar de nossa casa comum, jornada conjunta na Criação ou em lugares afetados pela mudança climática e perda de biodiversidade, momentos litúrgicos para ouvir o Livro do Senhor e o Livro da Criação

Sustentabilidade: Conduza um evento de conscientização pública atingindo um público mais amplo com a boa nova de que cada um de nós pode trazer sua contribuição.

Mobilização: Levante sua voz para a justiça climática participando ou juntando-se a uma campanha em andamento, como o movimento de desinvestimento em combustíveis fósseis.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VIDA E OBRA DE SÃO JOÃO BOSCO

RECORDANDO OS PENSAMENTOS DE DOM BOSCO

Perfil do catequista