O TEMPO DO ADVENTO E O TEMA DA MISERICÓRDIA




29 DE NOVEMBRO
1º  DOMINGO DO ADVENTO.


 
Palavra de Deus
            «Naqueles dias, naquele tempo, farei germinar para David um rebento de justiça, que exercerá o direito e a justiça na terra.». Já no  AT, os tempos do Messias eram vistos como tempos de justiça, de paz, de renovação e de misericórdia»


Palavra do Papa
«Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É uma fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação. Misericórdia é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia é o ato ultimo e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos   sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia é o caminho que une Deus e o ser humano, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado» (MV 2)


Palavra que ecoam do XXIII CG

                Na mudança de época que vivemos, o empenho de ser com os jovens casa que evangeliza, não é apenas melhorar alguma coisa. Antes, pelo contrário, exige de todos uma verdadeira conversão missionária, o exercício da própria maternidade de Maria para nos tornarmos Igreja que «gera», faz crescer, alimenta, conduz pela mão, uma Igreja capaz de redescobrir as entranhas maternas da misericórdia. Sem misericórdia há pouco a fazer, hoje, para nos inserirmos num mundo de "feridos", que têm necessidade de compreensão, perdão e amor»

  


 Nosso compromisso 

A exemplo de Maria, nos empenharemos no exercício da própria maternidade, a começar em nossa comunidade, para nos tornarmos Igreja que «gera», faz crescer, alimenta, conduz pela mão¼ uma Igreja capaz de redescobrir as entranhas maternas da misericórdia.

 

06 DE DEZEMBRO
2º DOMINGO DO ADVENTO

Palavra de Deus

«Cobre-te com o manto da justiça que vem de Deus. Deus te dará para sempre este nome: ‘Paz da justiça e glória da piedade’...porque Deus conduzirá Israel na alegria, à luz da sua glória, com a minha misericórdia e a justiça que d’Ele procedem»


Palavra do Papa

            «É próprio de Deus usar de misericórdia e nisto se manifesta de modo especial a sua omnipotência. ‘Paciente e misericordioso’ é o binómio que aparece, frequentemente, no AT para descrever a natureza de Deus. O facto de Ele ser misericordiosos encontra um reflexo concreto em muitas ações da historia da salvação, onde a sua bondade prevalece sobre o castigo e a destruição…. Ele revela o seu amor como o de um pai e de uma mãe que se comovem pelo próprio filhos até ao mais íntimo de suas entranhas… como um sentimento profundo, natural, feito de ternura e compaixão, de indulgência e perdão.». ( MV 6)



Palavra que ecoam do XXIII CG

                Sede verdadeiras mães, ricas de compaixão para acolher, para   escutar, para curar as feridas; ricas de sabedoria para orientar, responsabilizar, cheias de esperança para encorajar, alimentar a visão de um futuro mais positivo para todos. O sentido da nossa presença e do nosso ser cidadãos, deve encontrar nos jovens e em todos nós, a força e a capacidade de dar um novo rosto à nossa comunidade.  


Nosso compromisso 

                A exemplo de Maria, nos empenharemos  a sermos verdadeiras mães, ricas de compaixão para acolher, para escutar, para curar as feridas; ricas de sabedoria para orientar, responsabilizar, cheias de esperança para encorajar, alimentar a visão de um futuro mais positivo para todos.



08 DE DEZEMBRO
IMACULADA CONCEIÇÃO
ABERTURA UNIVERSAL DO JUBILEU






Palavra de Deus

«Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te esmagará a cabeça e tu a atingirás o calcanhar»( Gen 3, 9, 15-20). «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás a luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus» (Lc 1, 26-38). « Em Cristo fomos constituídos herdeiros, por termos sido predestinados, segundo os desígnios daquele que tudo realiza conforme a decisão da sua vontade» (Ef 1, 3-6)


Palavra do Papa

            «A solenidade da Imaculada Conceição «indica o modo de agir de Deus desde o inicio da nossa história, depois do pecado de Adão e Eva, Deus não quis deixar a humanidade sozinha e a merce do mal. Por isso, pensou e quis Maria santa e imaculada no amor, para que ela se tronasse a Mãe do Redentor do género humano. À gravidade do pecado, Deus responde com a plenitude do perdão. A misericórdia será sempre maior do que qualquer pecado, e ninguém pode colocar um limite ao amor de Deus que perdoa. Por isso,  a porta do Jubileu será uma Porta da Misericórdia, onde qualquer pessoa que entre poderá experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança»». ( MV 3)


Palavra que ecoam do XXIII CG

                «Só experimentando o amor, podemos compreender que Deus tomou a iniciativa de se encarnar, de se tornar humano na pessoa do Filho, Jesus de Nazaré, filho da Virgem Maria. É o amor, Aquele que vem à procura da sua criatura afastada pelo pecado, para retomar o que lhe pertence. O mistério da encarnação do Filho tem as caraterísticas do amor. É manifestação do amor.
                Com a vinda do Filho compreende-se que o amor não é solidão mas comunhão. Jesus, o filho de Deus encarnado, revelou-nos que Ele não vive só. Tem um Pai - Deus - como Ele mesmo é Deus. Jesus revela-nos e comunica-nos também o Espírito Santo que é Deus como Ele e como o Pai.
                Por isso, os Três, que são o amor, não formam três solidões, mas três pessoas diversas e bem individuadas, cada uma delas uma pessoa diferente da outra. Ao mesmo tempo formam entre elas uma unidade singular em perfeito equilíbrio».



Nosso compromisso 

                Os Três, que são o amor, não formam três solidões, mas três pessoas diversas e bem individuadas, cada uma delas uma pessoa diferente da outra. Ao mesmo tempo formam entre elas uma unidade singular em perfeito equilíbrio. A exemplo da Trindade assumamos o compromisso de fazer da comunidade lugar de perdão e festa, onde todos sentem-se felizes em conviver juntas.





13 DE DEZEMBRO
3º DOMINGO DO ADVENTO .

Palavra de Deus

            «Naquele tempo, as multidões perguntaram a João Batista: ’Que devemos fazer?’. Ele respondia-lhes: ’Quem tiver duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma; e quem tiver mantimentos faça o mesmo.» (Lc 2, 10-18) .



Palavra do Papa

            «A Igreja chega ao coração e a mente de cada pessoa « pela estrada do amor misericordioso e compassivo. Uma das dimensões essenciais da nova evangelização é o testemunho da misericórdia. Para a Igreja e para os crentes, na Misericórdia temos o principal dogma da fé cristã. É mesmo a verdade chave do Evangelho, a arquitrave que suporta a vida da Igreja» ( RM 10)



Palavra que ecoam do XXIII CG

O Evangelho nos apela para ser, na vida quotidiana, construtoras de uma casa acolhedora, de portas abertas, de calor de família, de impulso missionário e rico na partilha e afeto sincero. Maria é a vossa garantia. Com Ela tudo é possível. Peço a intercessão de Maria Auxiliadora, para que vos deixeis contagiar com o fogo que já se acendeu entre vós e assim "ser, hoje, com os jovens, casa que evangeliza


Nosso compromisso 

A exemplo de Maria, deixemo-nos contagiar pelo Amor de Deus, sendo assim capazes de manter aberta as portas de nossas casas– coração. Capazes de sermos canais por onde  escoa a graça infinita de Deus.


20 DE DEZEMBRO
4º DOMINGO DO ADVENTO .


Palavra de Deus

                «Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe no seio, Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: ’Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre’» (Lc 1, 44-45)





.Palavra do Papa

            «O pensamento volta-se agora para a Mãe de Misericórdia. A doçura do seu olhar nos acompanha neste Ano Santo, para podermos todos nós redescobrir a alegria da ternura de Deus. Ninguém, como Maria, conheceu a profundidade do mistério de Deus feito homem. Também nós estávamos presentes naquelas palavras proféticas da Virgem Maria. Isto servir-nos-á de conforto e apoio no momento de atravessarmos a Porta Santa para experimentar os frutos da misericórdia divina. Maria atesta que a misericórdia do Filho de Deus não conhece limites e alcança a todos, sem excluir ninguém.  Dirigimos-lhe a oração, antiga e sempre nova, da Salve Rainha, pedindo-lhe que nunca se canse de voltar para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o rosto da misericórdia, seu Filho Jesus» ( MV 24)



Palavra que ecoam do XXIII CG

A presença materna de Maria: levemos Maria para casa com afecto filial renovado e deixemo-nos guiar pela sua presença materna, sempre solícita em procurar aquilo que favorece a comunhão, a alegria e a esperança dos pequenos e dos pobres. Sempre que olharmos para Ela, "voltamos a acreditar na força revolucionária da ternura e do afecto"




«A encarnação é a grande opção e manifestação da misericórdia de Deus».














Comentários

Mensagens populares deste blogue

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VIDA E OBRA DE SÃO JOÃO BOSCO

RECORDANDO OS PENSAMENTOS DE DOM BOSCO

Perfil do catequista