COMO FAZER A LECTIO DIVINA



Este é um tantos métodos  que encontramos. 
Não importa o método. 
Importa é degustar a Palavra. 

Como funciona o método de Guigo, o Cartuxo do séc XII?

1- Leitura .
Leia o texto 1, 2 , e até 3 vezes. Devemos ler e reler o texto sagrado para perceber os elementos importantes. A tarefa é muito fácil: prestar atenção aos verbos, aos sujeitos, aos sentimentos, as qualidades da ação, aos fatos consequentes. Todos nós podemos fazer Lectio Divina porque não é a exegese propriamente dita. Nunca abra ao acaso a Palavra de Deus. Esta merece ser comida por inteiro, não beliscada. Siga o ciclo do ano litúrgico, as leituras que a igreja nos oferece, mesmo que seja um texto difícil. Caso contrário cairemos no subjectivismo,escolhendo textos que preferimos…. Leia o texto. Se estiver sozinho, pode até escrever o texto . Copie, cole e imprima em seu coração. A Bíblia de Jerusalém é de grande importância pelos seus textos paralelos. A Escritura interpretando a Escritura. No nosso caso, quando ela é comunitária é bom que tenhamos várias traduções .

2 . Meditação
O que significa? Repetir cada palavra cada versículo. Para os primeiros monges meditar era repetir os textos bíblicos aprendidos de cor. Os monges de São Pacomio praticavam a meditação, a repetição da Escritura enquanto caminhavam de um lugar para o outro: entre a igreja e o refeitório ou aos lugares de trabalho. Eles tinham isto na mente: a Palavra de Deus devia estar na boca, em todo lugar e em todo tempo. São Bento era tão preocupado com a Lectio que não deixava ninguém “abrir mão” desse grande valor. Chegava a designar “ 1 ou 2 dos anciãos para circular o mosteiro e ver se não havia por acaso um irmão tomado de acédia (preguiça) que se entregava ao ócio ou as conversas e não estava aplicado à leitura e não somente era inútil a si próprio como também distraia os outros”. Cap 48
Neste segundo passo retomamos o texto versículo por versículo, palavra por palavra. Não sair do texto. Aqui para não cair no psicologismo pense em Deus e não em você mesmo. Em vez de pensar em você, admire profundamente aquele que está falando em seu coração. É o momento de reconhecer as maravilhas que Deus fez por mim. Meditação é ruminação é mastigar o texto, saborear o texto.

3.Rezar
Agora fale com Deus. Responda aos apelos de Deus. Deixe se transformar pela Palavra de Deus. Deixe seu coração celebrar Aquele que é o amor.
Neste passo ficamos mais no pedido e pedimos perdão também. Aqui entra a escuta. Posso rezar com a oração do outro, da outra e até complementá-la. Das orações pode brotar certos refrões inspirados na hora . Este passo termina com o louvor. Temos muito a agradecer ao Senhor sempre respeitando o texto.

4. Contemplação

Aqui o cansaço da busca é recompensado. É mais que ver a Deus é um estado de união com Ele. É um ir além da letra. S. Bento nos diz na Regra que devemos ver todas as pessoas como o próprio Cristo. Começar a ver o mundo com o olhos dos pobres, com os olhos de Deus. Trazemos o mundo para a nossa oração. Posso ser contemplativo no meio de uma multidão, dizia Madre Belém ( contemplativa de Sion).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VIDA E OBRA DE SÃO JOÃO BOSCO

RECORDANDO OS PENSAMENTOS DE DOM BOSCO

Perfil do catequista