PARA APROFUNDAR NOSSO CONHECIMENTO SOBRE A LECTIO DIVINA




            LECTIO DIVINA – MÉTODO DE LEITURA ORANTE DA BIBLIA
Trata-se, fundamentalmente, duma leitura crente e orante da Bíblia que encontra as suas raízes no Novo Testamento. Lucas apresenta-nos Jesus a convidar os discípulos de Emaús a reler o Antigo Testamento a partir do acontecimento da Páscoa (Lc 24,13-35). E podemos dizer que os Evangelhos seguem, em grande parte, esta dinâmica. A Lectio Divina pode assumir diferentes formulações e práticas. Vamos aqui apresentar o que este método de leitura bíblica tem de essencial. 
1. Lectio (leitura): Apropriar, situar, respeitar o texto.
Trata-se duma “leitura” em sentido etimológico, isto é, duma “recolha” (de lego), muito mais rica do que um simples “ler”. Porque se trata dum “ler” com a finalidade de “recolher”, não tanto conhecimentos de tipo intelectual quanto o sentido profundo da Palavra: mensagem, sugestões, inspirações.
Esta primeira etapa não é fácil, como poderia parecer à primeira vista. Trata-se duma espécie de visita que fazemos a um amigo: há gestos,AMIZADE, respeito, silêncios, atenção a um determinado cerimonial. Como se trata dum amigo, a leitura é desinteressada, perseverante, quotidiana.
A lectio tem três diferentes níveis:
A) Nível literário: fixar o texto e responder a questões muito simples, como estas: Quem? Onde? Como? Por quê? Que ligação entre texto e contexto?
B) Nível histórico: Procurar o contexto histórico em que o texto foi escrito e analisá-lo sob quatro aspectos: econômico, social, político, ideológico. Descobrir os problemas aos quais o texto pretende dar resposta e que, de algum modo, aparecem ao fundo ou à superfície do texto.
C) Nível teológico: descobrir a mensagem para o homem, nesta situação histórica concreta: como é que o texto a manifesta, modo como as pessoas desse tempo representavam a Deus, como é que Ele Se lhes revelava, como é que o povo vivia esta mensagem.

2. Meditatio (meditação): Ruminar, dialogar, atualizar
Se a Lectio respondia à pergunta: “Que diz o texto?”, a Meditatio pretende responder à pergunta: “Que diz o texto, para mim?” Segundo Guilgo II[1], “a meditação é uma ação da mente que procura com ardor, sob a guia da razão, o conhecimento da verdade escondida”.
Como se faz, concretamente, a Meditatio? Guigo II dizia que é necessário utilizar a razão e o sentido comum para encontrar a verdade escondida no texto. Para isso, é necessário dialogar com o texto, colocando-lhe certas questões, que o levam a entrar no nível da nossa vida:
- Que semelhanças e diferenças existem entre as circunstâncias do texto e as de hoje?
- Conflitos de ontem e de hoje? Que diz o texto à situação de hoje?
- Que mudança de comportamento me inspira no aqui e agora da minha vida pessoal e social?
Um outro modo de atuar o método poderá ser o de ruminar, mastigar o texto, como fez Maria para os acontecimentos que ocorriam à sua volta, até encontrar o que ele me quer dizer (ver Lc 2,19.51; Sl 1,2; Is 26,8). Podemos tentar resumir o texto numa só frase do mesmo, que sirva para repetir, guardar para todo o dia, de modo a servir não só de lema, mas que chegue a fazer parte da vida desse dia. A Meditação bem feita leva-nos à Oração, como a semente leva à planta. 
3. Oratio (oração): Suplicar, louvar, orar
Na Lectio, a pergunta era: Que diz o texto? Na Meditatio, perguntávamos: Que me diz o texto? Agora, a pergunta fundamental é: Que o texto me faz dizer a Deus? Até agora, era o Senhor a falar conosco, a apresentar-nos a Sua proposta; agora, é o momento da nossa resposta à proposta de Deus. Esta é a característica fundamental da oração cristã. E esta minha resposta exprime-se em sentimentos de louvor, súplica, ação de graças, pedido de perdão… Guigo dizia: “A oração é o impulso fervente do coração a Deus, pedindo-lhe que Ele evite os males e nos conceda coisas boas”.
A atitude fundamental da Oração deverá ser, mais uma vez, a de Maria: Faça-se em Mim segundo a Tua Palavra (Lc 1,38). Maria não diz uma palavra da Bíblia, mas uma palavra saída dum coração que, antes, meditou uma Palavra, que lhe purificou o olhar e o coração (Lc 2,19.51). Só um coração purificado pela Meditação da Palavra é capaz de acolhê-la e deixar que ela se torne carne nele - o que aconteceu n’Ela de maneira excelsa e total. Só os que a sentem encarnada na vida são capazes de a rezar, cantando, como fez Maria, no Magnificat (Lc 1,46-55). A Oração tem sempre duas direções: a vertical e a horizontal. É libertadora do orante - em direção a Deus; e é libertadora dos irmãos - em direção aos oprimidos de hoje. 
4. Contemplatio (contemplação): Discernir, agir, saborear
Quando se passa de Oratio à Contemplatio? Alguém disse que a Contemplatio é o que fica nos olhos e no coração, quando acabou a Oratio. É como o fruto da árvore. A Contemplatio é, fundamentalmente, a concentração da minha atenção, não em sentimentos ou em orações, mas na Pessoa de Jesus e na Sua relação com o nosso mundo. Esta, sendo o ponto de chegada de todas as etapas da Lectio Divina, exige um novo começo de todo o processo, isto é, torna-se o ponto de partida para nova Lectio, Meditatio, Oratio. O processo recomeça, sem nunca acabar. Porque há sempre lugar para uma leitura, meditação e oração mais profundas. É aqui que se situa a Contemplatio: um saborear, degustar, um novo modo de ver a vida e o mundo, que são vistos a partir de cima, a partir dos critérios de Deus. Este novo olhar de Deus no orante é a Contemplatio.
A contemplação é “A escada dos monges que penetra as nuvens e procura os segredos do céu”, isto é, antecipa o futuro, dá-nos a visão das coisas a partir de Deus. E acrescenta, a título de resumo das diferentes etapas: “A Leitura procura a doçura bem-aventurada; a Meditação encontra-a; a Oração pede-a e a Contemplação saboreia-a. A Leitura conduz o alimento à boca; a Meditação mastiga-o e digere-o; a Oração verifica o seu gosto e a Contemplação é a doçura que dá a alegria. A Leitura toca a casca, a Meditação penetra no interior, a Oração formula o desejo e a Contemplação atinge o gosto e a doçura; a Contemplação é uma elevação do espírito acima de mim próprio; suspensa em Deus, ela saboreia as alegrias da doçura eterna

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VIDA E OBRA DE SÃO JOÃO BOSCO

RECORDANDO OS PENSAMENTOS DE DOM BOSCO

Perfil do catequista