MJS/ HUAMBO 2015


A presença dos jovens voluntários presente nas obras salesianas no acampamento do MJS/ Huambo foi uma oportunidade para ampliar o olhar e conhecer mais a cultura e a juventude angolana.
a seguir alguns testemunhos do que viram e viveram.





Quando soube que viria participar de um encontro nacional minha expectativa era conhecer outros jovens angolanos. Foi muito bom perceber que a religião ocupa um lugar de destaque na vida dos jovens. Considero como muito importante a vida nas tribos, onde a partilha de vida era muito forte. Uma frase que levo comigo é de que mesmo em meio as dificuldades é preciso
«Estar sempre alegre».
(Leonardo Vivian – Itália – Voluntário em Kalakala)


Quando vim para este acampamento não sabia o que esperar. Agora sinto-me abastecida com a alegria de tantos jovens, com a energia que transmitem. Foram dias bem organizados com tempo de brincar, rezar, reflectir, descansar. Este reunir tantos jovens, de todos os lugares de Angola permitiu maior proximidade e conhecimento entre os próprios jovens, que vêem de realidades diferentes. De modo geral gostei dos temas pois, levavam os jovens a rever a vida, a apostar em si mesmo, revelando grande carinho e atenção aos jovens. Percebo que os SDB/FMA 
«Não são para os jovens, mas com os jovens»
(Christelle Bagés Limoges – França – Voluntária em São José de Nazaré)



Esperava conhecer novos jovens, aproveitar para conhecer novas Províncias. Foi com certeza uma rica experiência. A celebração da Via Lucis para mim foi novidade pois não conhecia. Para mim o surpreendente é sentir que Dom Bosco é mais famoso em Angola que na Itália. Sinto que aqui é mais conhecido, é mesmo uma figura muito importante para os jovens que levam com orgulho a imagem de Dom Bosco estampada em suas camisolas. Foi mesmo dias fortes de aprendizado.
(Lucia Verzotti – Itália – Voluntária na Comunidade do Mota - Luanda)





Minha expectativa era conhecer mais jovens. Conhecer os animadores das Casas Salesianas. Para mim o ponto mais forte foi a celebração da Via Lucis, com sentido profundamente espiritual. Em relação aos temas abordados o mais forte foi sobre as Bem-aventuranças juvenis, texto do Reitor Mor Egídio Viganó. Fiquei emocionado como os jovens respondiam com alegria as propostas que lhes eram feitas. Se preciso pensar em uma frase significativa com certeza é: 
«Descobrir a corda que vibra no coração de cada jovem».
(Agostinho Stojacovich – Argentina – Voluntário – Benguela)


Esperava deste encontro muita vida, alegria e movimento. Gostei da metodologia, das historias de vida que iluminavam os temas. Percebeu-se a inteligência presente na Pedagogia Salesiana que incide na vida dos jovens de modo que eles sejam mais alegres. Os temas foram pertinentes, tocando na vida dos jovens. O sentido do perdão, de crer e apostar na juventude é algo forte nos SDB. Esta foi a grande descoberta minha em Angola. Eles junto e com os jovens em todos os momentos.
(João Ferrão – Portugal – Voluntario da Editora Salesiana – Luanda)



O encontro foi muito positivo. Recordou-me a JMJ em Madrid, onde participei. 
A metodologia usada levou a um maior conhecimento entre os jovens. Bom tempo para encontrar as pessoas, conhecer, partilhar, falar, escutar. Em relação aos temas foi bastante significativo. Tivemos um tempo a mais para rezar, aprofundar o carisma salesiano, e participar de belas celebrações eucarísticas. Participar da Via Sacra que já fazia tempo que não mais participava bem como conhecer e rezar a Via Lucis que não havia ouvido falar.
(Anton HÖβ – Alemanha – voluntário em São José de Nazaré – Luanda)




Os jovens devem ser aqueles que põem fogo na sociedade através da coerência, testemunho, constância, visão de mundo e horizonte 





Comentários

Mensagens populares deste blogue

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VIDA E OBRA DE SÃO JOÃO BOSCO

RECORDANDO OS PENSAMENTOS DE DOM BOSCO

Perfil do catequista