O QUE É A LECTIO DIVINA



SETEMBRO. 
BOM MÊS PARA REFLECTIR UM POUCO MAIS SOBRE A PALAVRA DE DEUS. 
BOA LEITURA
Um pouco de história:

A Lectio Divina tem uma história de pelo menos 2.500 anos. 
No Antigo Testamento o povo de Israel rezava a Palavra e usava a Palavra para rezar. 
No livro de Neemias cap 8, 2-10 . O povo se reuniu. Esdras leu o livro desde a manhã até ao meio dia . Todo o povo ouvia atentamente a leitura do livro da Lei. Este texto tão antigo é o precursor da lectio… E isso durou durante gerações . Todos os Padres da Igreja tanto no Oriente como no Ocidente praticavam esse método e encorajavam o fiéis a fazerem o mesmo em suas casas. 
Os monges fizeram da Lectio o centro de suas vidas . Santo Antão séc II, sabia a Escritura de cor . Para São Pacomio, São Basílio, , São Jerónimo a leitura frequente da Bíblia era o “alimento celestial”, “pão descido do céu”. São Cipriano escrevia a respeito da Bíblia: “tendes sempre a Lectio Divina entre as mãos”. 
São Bento na Regra no cap IV diz : ouvir de boa vontade as santas leituras e dar-se frequentemente à oração…Como podemos passar por cima dessa tradição? Num dado momento acharam melhor colocar por escrito esse método para ajudar os noviços a interiorizarem a Palavra através do Espírito Santo.
O Método que vamos falar aqui nasceu no séc XII com o monge Guigo cartucho . Ele escreve ao seu amigo Gervásio e fala de 4 degraus: Leitura meditação, oração e contemplação.
Qual é a nossa disposição para uma boa Lectio? Antes de mais é importante escolher um lugar onde possamos ficar tranquilos . No Mosteiro do Encontro fazemos a Lectio juntas na Igreja. É importante escolher uma hora de manhã ou à tarde. 
São as melhores horas para rezar onde o silencio é mais provável que em outras horas. Os Padres da Igreja dizem que precisamos no mínimo uma hora de oração para rezar bem.

Outra atitude para uma boa Lectio é ficar desarmado como uma criança . Peça a Deus um coração sábio, um coração que escute como pedia o rei Salomão a Deus. Quando iniciamos a nossa Lectio devemos nos lembrar da parábola do semeador. 
Somos um dos 4 tipos de terreno: pedregoso, aberto a tudo o que passa, espinhoso ou um terreno fértil. A Palavra deve encontrar em nós esse terreno bom para poder dar fruto. Aqui pensamos de novo em Maria durante a festa das Bodas : “Fazei tudo o que Ele vos disser”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VIDA E OBRA DE SÃO JOÃO BOSCO

RECORDANDO OS PENSAMENTOS DE DOM BOSCO

Perfil do catequista