SÍNTESE DA HISTORIA DO POVO DE ISRAEL

Nós colocamos datas, mas do inicio até a entrada na Terra de Canaã (ano 1.200 antes de Cristo) essas datas são apenas “aproximativas” e não históricas, pois na verdade, não se sabe ao certo. São mais “pontos de referência” do que propriamente datas. A partir dos Juízes (1.200 antes de Cristo) , as datas são reais.

1850 – Por volta do ano de 1850 antes de Cristo, Abraão mudou-se de Ur, na Caldéia, para Haran, que fica entre os rios Tigre e Eufrates.

1800 – Ai pelo não de 1800, atendendo ao chamado de Deus, Abraão foi morar na Palestina, ou Terra de Canaã, a terra que o Senhor lhe havia prometido.

1700  - Mais ou menos pelo ano 1700, Jacó e seus filhos foram para o Egipto, onde já estavam José, que tinha sido vendido pelos irmãos. No começo, enquanto José era Vice –Rei do Egipto, os israelitas gozavam de liberdade. Mas, depois de 400 anos, o Povo de Deus estava submetido a dura escravidão na terra dos faraós. Os hebreus  amassavam o barro nas olarias do Egipto , sem gozar de direito algum no país.

1300 – Ai pelo não 1300, por ordem de Deus (Javé) , Moisés tiro o Povo de Israel da escravidão do  Egito. E vai à frente do Povo de Deus a caminho da Terra de Canaã ou Terra Prometida, que tinha sido o berço do Povo de Israel. Os hebreus peregrinaram pelo deserto durante 40 anos.

1240 – Nessa época, Deus renovou a sua Aliança  com os descendentes de Abraão. O Decálogo, que continha a Lei da Aliança, foi entregue a Moisés no Monte Sinai.

1200 – Moisés não chegou a entrar na Terra de Canaã.morreu quando estava avistando as Montanhas de Terra Prometida. Então, Josué foi quem se pôs a frente do Povo de Israel e,  depois de muitas batalhas  com povos vizinhos conseguiu tomar posse da Terra de Canaã,a i pelos ano 1200 antes de Cristo.

1200 – Esse foi o período em que o Povo de Deus foi governado pelos Juízes. Um período de 75 anos. Samuel foi o ultimo Juiz de Israel. Os Juízes eram lideres que assumiam a defesa de uma ou mais tribos de Israel, quando atacadas por povos vizinhos. Então o Juiz se constituía um governador, com forte autoridade.

1025 – Termina aqui o período dos Juízes. Samuel foi o ultimo Juiz de Israel.  Embora muito contra a sua vontade, começa o período dos Reis.

1030 – Tem inicio o período do reino. O primeiro Rei de Israel foi Saul, ungido por Samuel. Mas Saul não mereceu a confiança do Povo nem as bênçãos de Deus.

1000 – Para substituir Saul, foi ungido o famoso rei e profeta Davi. Homem que  marcou a historia do Reino de Israel com sua grandeza de alma. Foi quem escreveu a maioria dos Salmos da Bíblia. Teve grandes pecados, mas soube pedir perdão publicamente. Por esse tempo deu-se a tomada de Jerusalém.
971 – Nesse tempo Salomão é Sagrado rei de Israel. Tornou-se celebre pela sua grande sabedoria. Foi ele quem começou a construção do famoso Templo de Jerusalém. Ai o Reino ou Monarquia chegou ao seu ponto Máximo.

930 – Deu-se nesse ano a divisão do reino. Constitui-se o Reino do Norte (Samaria) e o Reino do Sul (Judá). A capital do reino do Norte era Samaria, e a capital de reino do Sul era Jerusalém. Essa cisão vai ate o ano 722.

746 – Começa o longo período dos profetas. Isaías, o maior deles, começa a profetizar , a denunciar as injustiças e a predizer a vinda do Messias. Isaías e Miquéias profetizam no Reino do Sul. No reino do Norte profetizam: Elias e Eliseu, Amós e Oséias.

722 – Nesse tempo dá-se a queda da Samaria. Com isso vem o fim do Reino do Norte,e  começa a haver um só Reino em Israel.

727 – de 727 a 699 reina Ezequias, o rei piedoso. Por esse tempo acaba de ser fundada a cidade de Roma.

641 – Nessa época profetizam: Sofonias, Naum, Habacuc, Jeremias. Milhares de israelitas são deportados para Babilônia. No Exílio profetizam: Ezequiel e  Daniel.

538 – Ciro, rei da Pérsia, derrota os babilônios e decreta a volta dos exilados de Israel. O povo hebreu chora ao ver a cidade e o templo destruídos.

520 – Ageu e Zacarias profetizam. Unem o povo, e o templo é reconstruído. Por essa  época  começa a profetizar também Malaquias.

445 – Neemias reergue os muros de Jerusalém. Houve uma oposição da Samaria para a reconstrução das muralhas de Jerusalém.

398 – O sacerdote Esdras dedica-se a restauração da comunidade dos judeus em Jerusalém. Era também escriba e conseguiu realizar a nova  promulgação da Lei.

331 – Começa um breve período de dominação grega. Mas no ano 323, Israel fica sob o domínio dos Egípcios. (Dinastia dos Ptolemeus).

200 – Começa a famosa tradução do Antigo Testamento para  o grego, feita pelos 70 sábios de Alexandria.

198 – Os judeus ficam sob o domínio dos Sírios (Dinastia dos Selêucidas).

175 – Antioco IV promove forte perseguição religiosa contra os judeus.

167 – Os irmãos Macabeus oferecem grande resistência.

63 – Esse ano marca a tomada de Jerusalém por Pompeu.

40 – Herodes, o Grande, é feito rei dos judeus, por favor dos romanos. Reina ate o ano 4 antes de Cristo.

20 – Nova reconstrução do Templo.
     - Nascimento de Jesus, o Messias anunciado pelos profetas e esperado pelos judeus.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VIDA E OBRA DE SÃO JOÃO BOSCO

RECORDANDO OS PENSAMENTOS DE DOM BOSCO

Perfil do catequista